Webmail, POP e IMAP. O que são? - Hositec

Webmail, POP e IMAP. O que são?

Webmail, POP e IMAP. O que são?

Você sabe qual é a diferença entre Webmail, POP e IMAP? Veja abaixo o que cada um significa:

  • WEBMAIL: Para utilizar o webmail, você não precisa de um programa específico para emails, como o Outlook ou Thunderbird. Apenas um navegador comum é suficiente para abrir as mensagens.

No entanto, existe o inconveniente de ter a limitação dos números de mensagens que podemos armazenar, porque elas são guardadas no servidor do ISP.

Atualmente, o GMAIL (Google), tem sido muito utilizado por causa das funcionalidades e por ser gratuito.

 

  • POP: O Post Office Protocol (Protocolo dos correios), ou POP3, é um protocolo offline, no qual o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e depois finaliza a conexão.

Para utilizar os emails via POP, você precisa de um programa para emails.

Esse tipo de configuração é recomendado para quem possui rede de banda larga baixa ou para quem acessa seus emails de um só local.

 

  • IMAP: O Internet Message Access Protocol (Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3.

Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor quanto no software. É recomendado para quem acessa emails em mais de um local.

Ele também necessita de programa específico para emails.

Compartilhar esta postagem