Site responsivo: o que é e por que você deve ter um - Hositec

Site responsivo: o que é e por que você deve ter um

site responsivo

Site responsivo: o que é e por que você deve ter um

Ter um site responsivo era visto como um diferencial, hoje, é uma exigência para quem deseja alcançar um bom rankeamento no google e atrair mais tráfego, o que, consequentemente, provoca grande impacto no crescimento do seu negócio.

Se você ainda não sabe o que é um site responsivo, basta olhar à sua volta: provavelmente, existe alguém acessando a internet via smartphone. É provável que você mesmo esteja lendo esse post de um celular ou tablet.

Isso mostra que a forma como utilizamos a internet mudou e está, cada vez mais diversificada. É possível acessar a internet em qualquer hora e lugar, por meio dos dispositivos móveis, e não estamos mais limitados à tela de um computador.  Dessa forma, quem deseja estar presente nesse meio deve acompanhar essa constante transformação.

Afinal, o que é um site responsivo?

O site responsivo, basicamente, possui os recursos necessários para se adaptar ao dispositivo no qual está sendo acessado, independente do tamanho da tela. Um layout responsivo é projetado com a finalidade de facilitar a experiência do usuário no mobile, ou seja, é possível acessar o mesmo conteúdo da versão para desktop, sem distorções.

Para criar um site responsivo é preciso ter em mente que o comportamento do consumidor no mobile é diferente: ele não dispõe de um mouse e utiliza os dedos para a navegação. Dessa forma, as informações precisam estar bem posicionadas e de fácil identificação. Além disso, todo o conteúdo do site precisa ser adaptado à uma tela menor.

Um design responsivo identifica automaticamente as dimensões de cada dispositivo, e adapta todo o conteúdo ao tamanho da tela, para que ele fique legível e agradável visualmente.  O mecanismo também redimensiona as imagens, fontes e os demais elementos da página para que eles não fiquem desproporcionais.

5 motivos para você ter um site responsivo

 1 – Melhor experiência para o seu público

Não há dúvidas de que os usuários de internet preferem um design responsivo à um site pensado somente para desktop. De acordo com pesquisa do Google Think Insights, existe 61% de chances de um usuário desistir de um site se não encontrar imediatamente o que procura via dispositivo móvel.  É importante estar atento à taxa de rejeição do seu site, pois, se ela estiver muito alta, o Google pode interpretar esse comportamento como sinal de que o conteúdo não é relevante, o que interfere no seu rankeamento.

Pesquisas mostram que o consumidor desiste de acessar um site via mobile em menos de um minuto caso não seja responsivo. Dessa forma, você aumenta as chances de ele encontrar sua concorrência. Por outro lado, se ele tiver uma boa experiência com o seu site, as chances de fechar negócio são de 67%.

2- Seus clientes utilizam o mobile

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 92,1% dos domicílios brasileiros, o smartphone é o principal dispositivo de acesso à internet. Esse dado é expressivo e mostra que há muitas chances de sua audiência acessar o seu site via celular.

3 – Auxilia o SEO

O hankeamento do Google leva em consideração, entre outras coisas, o layout do site, que deve ser responsivo, principalmente, quando a busca é feita via dispositivo móvel. Dessa forma, o Google dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico.

4 – Aumenta a velocidade da página

Um critério importante que interfere no rankeamento da página é a velocidade. O Google recomenda que o conteúdo completo da página em dispositivo móvel seja carregado em menos de 2 segundos. E isso não é possível quando uma versão desktop do site é carregada em um dispositivo móvel. Um site responsivo é mais leve e, por isso, é carregado mais rapidamente do que uma versão desktop.

5-  Se adapta aos futuros dispositivos

A principal vantagem de investir em um site responsivo é que ele é projetado para se adaptar de acordo com o tamanho da tela, e não do dispositivo, ou seja, à medida que novos dispositivos, como relógios, óculos e etc., o site será exibido adequadamente, independente do tamanho da tela.

Os dispositivos móveis conquistaram o seu espaço e estão aí para ficar. Não se trata mais do futuro, mas sim do presente. Se você deseja alcançar o seu público é preciso estar inserido nos espaços que ele frequenta.

Como é o layout do seu site? É responsivo ou possui uma versão mobile? Conte com a ajuda de nossos especialistas para a avaliação do seu site e apontamentos de melhorias.

Compartilhar esta postagem