Big Data Analytics: como usar as informações a seu favor? - Hositec

Big Data Analytics: como usar as informações a seu favor?

Big Data Analytics: como usar as informações a seu favor?

Nos últimos anos, muitas empresas, dos mais variados segmentos, têm percebido a importância de ferramentas como Big Data Analytics para o seu apoio estratégico.

Essas ferramentas de análises de dados possibilitam a criação de estratégias mais assertivas, por meio de informações valiosas, como tendências de mercado e comportamentos do consumidor.

Em um cenário extremamente competitivo, ter informações sobre a sua audiência é uma forma de estar a frente da concorrência e se antecipar em relação às expectativas do seu possível cliente, aumentando as taxas de conversão.

O big data é, basicamente, o grande volume de dados armazenados online. Os consumidores atuais são multicanal e estão espalhando cada vez mais informações por onde passam. De acordo com estatísticas do Gartner e IDC – Instituto de Inteligência de Mercado, a quantidade de dados na internet tem dobrado a cada dois anos em todo o mundo e atingirá 40 trilhões de gigabytes em 2020.

No entanto, de nada adianta ter acesso a tantas informações sem saber o que fazer com elas. A tecnologia big data de processamento de dados oferecem inúmeras possibilidades para atrair, se relacionar e se comunicar com o seu cliente, possibilitando uma melho0r relação com o seu produto e marca.

Os dados obtidos, quando utilizados de forma correta, auxiliam a criação de campanhas assertivas, que favorecem a conversão de possíveis clientes e fidelizam os clientes atuais. Além disso, reduzem custos operacionais, favorecem a criação de novos produtos /serviços, adequados às necessidades de seus clientes, entre outras vantagens.

Uma forma simples de “ouvir o seu consumidor” e entender o seu comportamento é por meio das métricas oferecidas pelo seu site. Basta observar o comportamento do sue consumidor no seu site, seja institucional ou um e-commerce.

O Google Analytics, por exemplo, oferece dados importantes sobre o comportamento dos visitantes, tais como: o tempo de permanência em cada página, a bounce rate (taxa de rejeição), que indica quantos dos seus visitantes entrou e logo saiu de uma página. Também é importante  saber como a pessoa chegou ao seu site e para onde ela foi logo depois de sair, ter o controle de páginas mais visitadas.

Com essas informações em mãos é possível entender o comportamento do seu consumidor e saber quais são os pontos fortes que devem ser mantidos e otimizados e os fracos, que precisam ser corrigidos.

Uma análise detalhada dessas informações pode auxiliar a previsão de tendências, solução de problemas atuais e controle do seu negócio. Além disso, é possível manter um banco de dados atualizado, com informações de e-mail e telefone, o que possibilita uma comunicação mais direcionada, como e-mail marketing, direcionar anúncios ou conteúdo específico. Dessa maneira você diminui o ruído para chegar ao seu objetivo e tem mais chances de aumentar a sua taxa de conversão.

Uma excelente ferramenta utilizada por agências de marketing para a análise de dados é o Data Driven Marketing, termo utilizado para descrever o uso dos dados para análise e tomada de decisão empresarial. Com essa análise é possível segmentar as campanhas de forma que elas falem exatamente o que o consumidor deseja ouvir, por meio de análise das informações coletadas sobre o cliente. Quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas.

Compartilhar esta postagem