Segurança da informação: o que sua empresa esta fazendo errado

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Segurança da informação: o que sua empresa esta fazendo errado

A segurança da informação tem sido pauta de diversas discussões sobre proteção e armazenamento de dados. Isso porque, a medida que a tecnologia avança, aumentam os riscos relacionados à perda de informações, que pode trazer grandes prejuízos para sua empresa.

Existem diversos fatores que colocam em risco os dados de uma empresa, não somente os relacionados à ataques externos. Inclusive, muitos erros internos podem deixar00 os seus dados vulneráveis.

Ao contrário do que muitos pensam, segurança da informação não diz respeito apenas à proteção contra vírus. Trata-se de uma gestão focada em prevenção, que possibilite prever os problemas e antecipar as soluções.

Veja a seguir quais os erros mais frequentes que as empresas cometem em relação ao armazenamento de dados.

– Insistir em armazenar dados em papel

Por incrível que pareça, muita empresas ainda possuem informações armazenadas em papel. Se a sua empresa ainda tem esse hábito, saiba que muitos dos seus concorrentes já sabem as vantagens do armazenamento de dados em nuvem para reduzir custos e garantir a integridade das informações.

Os dados em nuvem oferecem diversas vantagens para o seu negócio, tais como: facilidade do acesso às informações, maior mobilidade, agilidade nos processos burocráticos, redução de custos e mais facilidade na análise de dados.

– Falta de uma política de segurança da informação

Muitas organizações ainda negligenciam a importância de uma boa cultura de segurança da informação. Isso ocorre porque é comum a cultura de se preocupar com o problema somente quando ele acontece, ou seja, não existe um investimento em prevenção.

A falta de uma política de segurança da informação possibilita o vazamento e perda de dados importantes para a organização, tanto por descuidos internos, quanto por ameaças externas. Dentre os principais erros cometidos estão a falta de backup adequado, negligências por parte dos usuários e até vazamentos propositais por funcionários mal intencionados.

– Armazenar dados somente em mídias físicas

Pior que armazenar os dados em papel é armazenar somente em mídias físicas, como CD, DVD, blu-ray.

Essas mídias possuem possuem vida útil limitada. Além disso, caso os colaboradores acessem essas informações fora da empresa, há grandes chances de armazenar vírus ao utilizar um pen drive ou HD externo, por exemplo.

Por outro lado, ao realizar o armazenamento em nuvem, os colaboradores podem acessar as informações em segundos e poucos cliques, de acordo com sua permissão.

– Não estar preparado para incidentes e desastres naturais

Contar com backups online é indispensável em caso de um eventual incidente ou desastre natural. Muitas empresas mantém toda a sua infraestrutura de TI internamente, o que favorece a perda irreversível de informações em caso de incêndios ou alagamentos em um data center, por exemplo.

Como fazer uma gestão de riscos de TI?

Para manter os dados da sua empresa em segurança, é preciso a implementação de uma estratégia completa de segurança da informação, envolvendo a prevenção de ameaças internas e externas, disponibilidade dos serviços e preservação da integridade de arquivos.

Uma boa estratégia de gestão de riscos envolve não só tecnologia e processos, é preciso um processo de gestão contínuo. Além disso, é importante que os colaboradores da empresa se conscientizem de seu papel na segurança da informação e saiba lidar com as informações sigilosas que recebe.

Dessa forma, é necessário realizar uma avaliação contínua de como a tecnologia está sendo utilizada na sua empresa, além de sua constante melhoria.

Algum destes riscos faz parte do dia a dia do seu negócio? Os dados da sua empresa estão 100% seguros?

Entre em contato conosco e esclareça todas suas dúvidas com um especialista em Segurança da Informação.

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