WhatsApp Business vale a pena?

WhatsApp Business vale a pena?

O Whatsapp é um dos aplicativos de mensagens mais populares no Brasil e do mundo, com mais de 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente e com um total de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia.

Com o objetivo de atrair o público corporativo, a plataforma lançou recentemente o “WhatsApp Business”, uma nova versão do app voltada para pequenas e médias empresas, que desejam oferecer mais um canal de comunicação aos seus clientes.

A funcionalidade Business do app promete mudar a forma com que os consumidores se relacionam com as empresas. De acordo com os idealizadores, sua proposta é oferecer ferramentas para automatizar, organizar e avaliar métricas das interações com os clientes, o que melhora a comunicação, fornece um canal de comunicação seguro e instantâneo e ainda disponibiliza métricas importantes para as estratégias de marketing digital da empresa.

O que muda no WhatsApp Business?

O foco da versão Business do WhatsApp está em pequenas empresas, as chamadas PMEs, como lojas de roupas, padarias, salões de beleza e etc. Profissionais que participam do programa MEI (Microempreendedor Individual) também podem criar perfis Business na plataforma.

Veja as principais funcionalidades:

Dados da empresa:

No perfil empresarial do Whatsapp é possível incluir informações importantes do negócio, como uma breve apresentação, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de funcionamento. Além disso, assim como ocorre em outras redes sociais como Facebook e instagram, será possível ganhar selos de verificação de conta confirmada, oferecendo mais credibilidade ao consumidor final.

Respostas rápidas:

Uma funcionalidade muito elogiada entre os usuários é a possibilidade de configurar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, mensagens de saudação e avisos quando o estabelecimento estiver fora do horário de funcionamento, como ocorre com os chatbots.

Métricas:

O WhatsApp Business oferece dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, o que possibilita determinar quais estratégias de comunicação funcionam. As conversas também podem ser etiquetadas com marcadores como “pago”, “novo cliente” e “pagamento pendente”.

Por enquanto, o serviço é totalmente gratuito, mas o WhatsApp admite que, no futuro, poderá cobrar por funções adicionais. A versão para Android já está disponível para download, a versão para iOS deve ser lançada em breve.

Compartilhar esta postagem